domingo, 17 de fevereiro de 2008

COMO SERÁ O VENDEDOR DO FUTURO?



COMO SERÁ O VENDEDOR DO FUTURO?

Muitas pessoas me perguntam, e eu mesmo vivo me questionando, sobre como será o vendedor do futuro.

Sem querer entrar no mundo da ficção, até mesmo porque depois que o homem começou a concretizar todas as "loucuras" que lhe passam pela cabeça, ela ficou meio desmoralizada, o vendedor do futuro poderá ser um robô!

Venha comigo, vamos viajar no tempo. Imagine que estamos no ano de 2030. Você não vai chegar lá? Como não? Esqueceu-se de que os cientistas já descobriram o relógio biológico e que quem viver mais dez anos terá uma sobrevida considerável? Então vamos lá rumo ao futuro.

"O que foi? Estranhou a sua roupa? Parece que você está nu? Nada disso. A roupa que você está utilizando é confeccionada com um tecido especial, parecido com a pele humana, que apresenta muitas vantagens. Esteja calor ou frio, o seu corpo sempre manterá a temperatura normal, Não suja, e adapta-se perfeitamente ao corpo á medida que você cresce. Digamos que é um tecido inteligente. Você quer saber como ficou o mercado de roupas? Não ficou! Quando você precisa trocar essa roupa, o que é difícil, deve procurar um órgão do governo, que a inutiliza e lhe entrega uma nova.Por que o governo? Como eu disse, essa roupa é especial. É como se ela fosse a sua própria impressão digital. Além disso, possui chips através dos quais o governo monitora as suas ações. Mas onde estão os chips? São invisíveis. Estão misturados ao tecido. Existe ainda outra vantagem. O Departamento de Preservação da Vida controla a saúde de cada um de nós. Quando alguém está para ficar doente, recebe automaticamente carga energética, e pronto, fica novo. Ah! Você queria visitar um Shopping? Não, isso aqui não existe! Os Shoppings foram transformados em grandes centros de lazer. Você quer saber como as pessoas compram? Bem, das suas próprias casas. As lojas e as vitrines são virtuais. Você escolhe o que quer, a cor que quer, o modelo... Você modela o produto que tem em mente. E clica um botão? Não, o mouse já desapareceu faz tempo. Você simplesmente pensa, e a máquina executa. Depois é só esperar que o produto será entregue na sua casa. Essa pergunta já estava demorando. Você quer saber onde ficam os seus colegas vendedores? Bem, também não ficam! Essa profissão foi extinta por volta de 2020. Você está preocupado com o que eles fazem agora?

Use a criatividade. Responda você mesmo à pergunta: Enquanto existirem clientes, sempre existirá necessidade de alguém que________________________________"


Cabe a você leitor, usar a sua criatividade e completar a frase.

Mas vamos voltar ao presente. Essa história tem uma única finalidade. Mostrar que só é possível traçar o perfil do vendedor do futuro, se formos capazes de enxergar como será o mundo, a vida, o cliente e a empresa do futuro.

Por quê? Porque o vendedor é uma figura muito importante na sociedade. Podemos afirmar que cem por cento do Produto Interno do nosso país, passa, em algum momento, pela mão de um vendedor.

O mesmo pode ser dito em relação à receita de uma empresa. Então o profissional de vendas não é uma peça isolada. Ele faz parte de todo um contexto, e como tal precisa, perceba a diferença do que estou dizendo, não "amoldar-se", mas "evoluir".

Evoluir para onde? Essa é a eterna questão – "To be or not to be".

Vamos fazer uma outra viagem, só que agora ao passado. O que vem acontecendo ao consumidor, e conseqüentemente às empresas? De forma mais rápida ou mais lenta, todas vêm mudando. Mas mudando por quê? Porque a tecnologia, de forma cada vez mais radical, vem empurrando o comportamento. É o efeito cascata – muda o cliente, muda a empresa e precisamos mudar também nós, vendedores.

Com base no acima exposto, vou tentar responder à pergunta, não com o enfoque de como deverá ser o vendedor do futuro, mas como já deveria ser o atual profissional de vendas.

As 10 características do Profissional de Vendas

Ter objetivos bem definidos – Só dessa forma sabemos exatamente o rumo que queremos dar às nossas vidas e conseqüentemente o que precisamos fazer para chegar lá. A motivação de cada um é diretamente proporcional ao objetivo.
Objetivos altos requerem índices maiores de esforço e adrenalina. Corpo e mente unem-se conspirando para o sucesso. O vendedor quando pensa que está enganando o patrão, está na verdade enganando a si mesmo.

Ser ambicioso e ajudar os clientes a satisfazer as ambições – Para muitas pessoas a palavra ambição tem um significado negativo. Mas a ambição é a mola do comportamento. Foi por exemplo a ambição de um dia pisar na lua que levou o homem a desenvolver uma parafernália de equipamentos e materiais que hoje invadem nossas vidas e lares. Ambições são sonhos que precisam ser realizados. O profissional de vendas precisa sonhar e ajudar seus clientes a também concretizarem seus sonhos.

Gostar do que faz – Essa é a grande diferença entre o bom e o mau profissional. Quem na sua opinião se entrega mais a uma causa. Quem por ela sente amor, ou quem a executa por não ter nada mais a fazer?

Conhecer – Estamos em plena Era do Conhecimento. Cada vez mais as pessoas de modo geral, e de forma muito especial os profissionais de vendas, valerão pelo que sabem e pelo que são capazes de fazer com o que sabem. Mas conhecer o quê? Quanto mais, melhor. Não existe limite. Tudo sobre clientes e suas necessidades atuais e futuras, suas empresas, seus produtos, a concorrência, economia e reflexo nos negócios, etc.

Gostar de relacionar-se com gente – Vender é puro relacionamento. Clientes gostam de respeito e atenção. Dividem seus salários com os diversos vendedores que satisfazem suas necessidades. Mas preferem faze-lo com quem consegue encantá-los. Toda a compra, qualquer que seja, tem o fator emocional. Ninguém pode dizer que conhece bem alguém, se não conseguir penetrar nas suas emoções.

Ser criativo e audaz – Talvez não com a velocidade que se deseja, mas o conhecimento tenderá a se democratizar com a utilização dos modernos meios de comunicação. Dessa forma empresas e seus profissionais diferenciar-se-ão pela criatividade e audácia. Ser criativo significa ter jogo de cintura para transpor certos obstáculos. Audácia significa coragem e força de vontade para transpor esses mesmos obstáculos.

Ser capaz de evoluir de acordo com o mundo que o cerca – Como foi dito, a tecnologia empurra comportamentos, afetando diretamente a vida de todos os profissionais. O médico, por exemplo, utiliza cada vez mais o computador para diagnosticar e até mesmo curar. E o vendedor, porque não utiliza o computador e os meios de comunicação para estreitar o relacionamento com os seus clientes? Por que lutar contra a evolução? O que seríamos se não tivéssemos evoluído? Macacos? Ou no máximo homens da caverna?


Assumir responsabilidades – O bom profissional não tem hora. Deve estar sempre disponível para atender seus clientes e resolver seus problemas. Por outro lado precisa assumir a responsabilidade pelo que promete e entrega. Para muitos vendedores os problemas terminam quando entregam o produto ao cliente. Mas para o cliente, muitas vezes é a partir daí que começam seus problemas.


Ter visão empresarial – Uma grande parte dos profissionais tem uma visão muito limitada do que fazem. Muitos dos que são assalariados ainda adotam a mentalidade de que "quanto mais faço menos ganho". As pessoas que apenas fazem aquilo para o qual são pagas, não merecem o que ganham. É preciso ir além. Vestir a camisa. Estar comprometido com os resultados globais da empresa. Sugerir, participar, dar idéias. Trabalhar em equipe. O ser humano precisa aprender que ninguém sabe tudo nem é capaz de tudo.

Ser capaz de pensar – A diferença entre um bom e um mau profissional, é que o primeiro pensa, e o segundo não. É comum ver-se profissionais de vendas agirem exatamente da mesma a forma, qualquer que seja o cliente. Pessoas são diferentes. Podem estar comprando as mesmas coisas, mas o farão por motivos distintos. Pensar significa analisar o cliente e suas necessidades, definir a melhor forma de com ele se relacionar, para, enfim, tomar a decisão correta.

Você está frustrado? Esperava encontrar algo mais profundo? A vida é simples. Nós é que gostamos de complicar. Se você conhece algum profissional de vendas que possui essas 10 características, tire o chapéu, pois está diante de um verdadeiro vencedor.

E vamos em frente, porque nos minutos que você levou para ler este texto, muita coisa já mudou!

Autor desconhecido